domingo, 16 de maio de 2010 Tags: 2 comentários

Os genes e a hereditariedade

Como as características são herdadas?
Esta é uma pergunta que aflinge o homem desde a época antes de Cristo.
Todas as teorias sobre hereditariedade têm um único objetivo: A compreensão dos mecanismos pelos quais se dá a transmissão de caracteres específicos de pais para filhos.
Já em 410 a.C., Hipócrates tentava responder ao questionamento acima, onde ele formulou a primeira hipótese de que se tem notícia sobre hereditariedade, conhecida como Pangênese.
Segundo a teoria cada órgão ou parte do corpo de um organismo vivo produziria partículas hereditárias chamadas Gêmulas. Estas gêmulas migrariam para o sêmen e com a concepção dariam origem a um ser que utilizaria tais gêmulas para seu desenvolvimento. Por exemplo: Hipócrates acreditava que uma pessoa produziria nos olhos uma gêmula com características próprias dos olhos, como cor, tamanho, formato etc.
Após essa hipótese várias outras surgiram. No entanto, só em 1865 esse mistério foi desvendado através dos trabalhos do monge austríaco Gregor Mendel, embora não tenha sido reconhecido na época.
Mendel concluiu que cada característica de um indivíduo era determinada por um par de fatores hereditários. Na formação dos gametas os fatores se separavam, de modo que o gameta era portador de apenas um fator responsável por uma determinada característica. 
Os trabalhos de Mendel deixaram uma pergunta em aberto:
O que eram e onde estariam os fatores que podiam ser transmitidos de pais para filhos?
Primordialmente as teorias de Mendel não foram bem aceitas, porém no inicio do século passado o que ele havia idealizado estava sendo comprovado, pois nos cromossomos das células haviam partículas responsáveis pelas características hereditárias. Consolidava-se então a teoria cromossômica da herança, segundo a qual os fatores hereditários, já então denominados genes, se distribuíam ao longo dos cromossomos.
Depois de tudo isso, surge uma questão: 
Como os genes funcionam??
Como o alelo de um gene produz uma ervilha rugosa e o outro produz uma lisa?
Ficou interessado em saber a resposta??
Enão dê uma olhada no material do seminário "Noção Funcional do Gene".
 

2 Response to Os genes e a hereditariedade

17 de maio de 2010 às 07:05

Iniciativa bem legal, mas lembre de referenciar..

abs

17 de maio de 2010 às 07:32

Valeu pela dica....referenciarei.

Postar um comentário